Cuidados com o aparelho Ortodôntico Lente de Contato Dental e Implante Dental em Belo Horizonte
top of page

Cuidados com o aparelho Ortodôntico

Vantagens e cuidados com o aparelho ortodôntico

Cuidados com o aparelho Ortodôntico


O aparelho ortodôntico é símbolo da correção ortodôntica, é a magia de fazer dentes tortos ficarem retos e alinhados. Ops! Não tem magia nenhuma aí não, só quem usa aparelho sabe o desconforto que é. Mas não é por isso que vai deixar de ser bonito. O uso do aparelho compreende a um período em que o paciente vai passar pela adaptação de ter um aparelho nos dentes que muitas vezes vai machucar a boca e dificultar o consumo de alimentos. depois vem os ajustes, que também doem pois apertam os dentes com o objetivo de move-los. E depois sim, tira-se o aparelho é quando a magia acontece. Os dentes tortos estão lindos e alinhados. Esse processo pode levar até 2 anos, em alguns casos até mais, e enquanto isso, a criatividade está liberada, pode fazer qualquer coisa pra ficar bonito com aparelho nos dentes, colocar borrachinha colorida, piercing de aparelho, qualquer coisa que o dentista considerar que não prejudique o tratamento.


Tipos de aparelhos dentários:

Atualmente, o sorriso metálico não á mais a única opção de aparelho, se você quer algo esteticamente mais discreto, pode escolher em nossa lista de opções no site da Sorridere. Mas se você quer entrar na brincadeira e se divertir com um aparelho bem colorido, preste bem atenção no que é possível e no que pode prejudicar o seu tratamento.

Quem faz a moda é você – Sinta-se bem e seu sorriso, mas tenha cautela


Você deve ter os dentes que gosta! Nas décadas de 60 e 70 os dentinhos separados de Brigitte Bardot era insígnia da atriz considerada mais sexy da televisão. Agora, levanta a mão quem gosta do charme dos dentinhos tortinhos? Acreditamos que você prefira seus dentes certinhos, não é mesmo, até mesmo pra garantir a sua saúde bucal. É por isso que a odontologia está trabalhando cada vez mais para trazer mais opções e maior conforto. Usar aparelho dentário pra “fazer” modinha, pode prejudicar seriamente os dentes. Jovens do Brasil inteiro, estão usando aparelhos nos dentes, sem haver necessidade, eles chegam a comprar os braquets no camelô. Sim, tem dicas na internet de onde comprar e como colocar, e depois como fazer os “enfeites”. Mas especialistas alertam para os limites com toda essa criatividade, a tendência é haver retração e perda da sustentabilidade dos dentes o que pode provocar a queda. E atenção aos que vendem esses materiais, podem pegar detenção por venda ilegal.


Aparelho dental em adultos

Se antes, o uso de aparelhos ortodônticos era comum entre as crianças, hoje, está cada vez mais popular entre os adultos. O tratamento adulto costuma ser mais localizado e menos abrangente. O adulto já não possui mais crescimento ósseo e isso facilita o processo. Não são raros os casos em que o paciente é recorrente no tratamento, tendo usado aparelho na adolescência. É também na fase adulta em que as doenças peridontais são mais recorrentes e, como já vimos, algumas delas podem resultar na movimentação dentária, como é o caso da gengivite, que depois de a doença curada, os reparos na posição dos dentes podem ser feitas com o aparelho ortodôntico. Hábitos que podem prejudicar o aparelho Sabe aquele “tiquezinho” de morder a ponta da caneta? Então, está proibido! O mesmo vale para roer as unhas ou palitar os dentes, qualquer objeto duro friccionando os dentes podem, além de causar desgaste do esmalte, causar lesões lá na raiz, na base de sustentação. Cerca de 70% das lesões na boca são causadas peças que introduzimos. Aquele hábito de enfiar objetos na boca para tirar restos de alimentos é um grande vilão para a saúde bucal, que além de machucar, trazem uma grande quantidade de bactérias, germes e fungos. E para quem usa aparelho então, nem precisa salientar que é ainda pior, pois você já tem um objeto instalado nos dentes, e inserir outros elementos só tente a agravar. É preciso evitar alimentos duros também, eles podem quebrar peças do aparelho.


Desafios que só quem usa

aparelho entende

Comer na rua pode ser um grande desafio pra quem usa aparelho dental. Alguns alimentos precisam ser cortados e preparados para ser consumido por quem usa aparelho ortodôntico, sem contar com os dejetos de comida que ficam presos e certamente não repercutem bom conceito ao seu sorriso. Usar o fio dental é outra atividade que exige uma dose extra de paciência. E o beijo na boa então, exige o desenvolvimento e a prática de novas técnicas. Mas nada que o tempo de uso e o hábito não resolvam.


Aftas e feridas causadas pelo aparelho ortodôntico


Baixa imunidade, stress, genética, má alimentação e até TPM podem causar aftas na boca, mas geralmente são resultado de irritação no local, como comida apimentada ou ácida, ou ferimentos com a escova de dentes ou com o aparelho ortodôntico. Aquelas feridinhas incômodas, úlceras esbranquiçadas na mucosa, podem ser tratadas com medicamentos a base de benzocaína, receitado por profissional habilitado. Bochechos com água morna vão limpar as feridas e auxiliar na recuperação.


Os dentes podem ficar manchados após tirar aparelho?

Eles são responsáveis por corrigir mal oclusões graves, mas uma série de cuidados devem ser tomadas durante todo o tratamento, que pode compreender a um período longo. Caso contrário, quando o aparelho ortodôntico for retirado e os dentes estiverem alinhas, outros problemas causarão preocupação. Se a higienização não for feita adequadamente as possibilidades de acúmulo de placa e formação de cáries aumentam consideravelmente com o uso do aparelho. E mesmo com todos os cuidados de higiene tomados e limpezas extras no dentista, ainda assim, as manchas brancas são comuns em quase 70% dos casos. Por isso que os ortodontistas tem grande desafio a cada paciente, quando o aparelho é retirado, faz-se uma limpeza profunda na superfícies dos dentes, isso resolve grande parte das manchas, outra solução disponível e de fácil acesso é o clareamento dental caseiro ou a laser.


Como saber quando seu filho deve usar aparelho dental

Existe uma série de fatores envolvidos, pois os sinais nem sempre são visíveis. Os pais precisam observar desde a respiração da criança, respirar muito com a boca aberta, babar no travesseiro ou roncar pode ser sinal de má formação da arcada. Veja também se seu filho se alimenta adequadamente e como é a mastigação, e se a mordida encaixa. Chupeta, mamadeira, ou chupar o dedo podem causar má oclusão e ser motivo para usar aparelho. Observe se seu filho tem espaço entre os dentes, mesmo na dentição de leite, se os dentes forem muito juntinhos pode ser sinal que faltará espaço para completar a formação da arcada. O tratamento odontológico em crianças é conhecido como ortodontia interceptiva e pode ser iniciado entre os 6 e os 7 anos.


O que são diastemas?


É uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes, é aquele famoso “sorriso janelinha”. A correção pode ser feita com o uso de aparelho dentários ou preenchimento com resina. A diatema pode causar, além de prejuízos estéticos, machucados na gengiva. Nos adultos pode significar pequenos danos funcionais.



Aparelho dentário e a pratica de esportes

Os atletas são mais propensos à traumas causados pelos aparelhos ortodônticos. Os acidentes são responsáveis por lesões normalmente leves, como ferimentos na boca, mas podem sim ir mais além e ferir drasticamente os dentes e comprometer a sustentação dos mesmos. O modelo de aparelho ortodôntico mais indicado para praticantes de esportes de contato é o aparelho lingual, que é colocado na parte interna dos dentes. Outra forma de proteger os dentes, tanto para atletas que usam aparelho, quanto para os que não usam é a utilização de protetores bucais, eles irão defender os dentes de danos causados por impacto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page