Sorriso Para Todos Belo Horizonte - Por Que Fazer Clareamento?
top of page

Por Que Fazer Clareamento? Vamos te Ajudar a Tomar a Decisão Certa

Entenda como funciona o gel clareador pra dentes, quais os tipos de Clareamento Dentários e quais as indicações corretas.


Simulação do Resultado do Clareamento Dental

Como funciona o processo de Clareamento Dentário?


O Clareamento Dentário funciona através de um gel de peróxido de hidrogênio ou seu derivado, o peróxido de carbamida.


O dente possui três camadas:

  • Polpa, onde fica o suprimento de sangue do dente e o nervo.

  • Dentina, que é o componente que dá a cor do dente e serve para proteção da Polpa.

  • Esmalte, que é a parte dura do dente, formada basicamente por uma camada mineral.


A cor do dente é definida pelo tanto de luz que o dente reflete, ou seja, quanto mais luz o dente reflete mais branco ele parece ser.


Esse gel clareador diminui o tamanho da molécula da dentina para que ela reflita mais luz, então dando o aspecto que o dente está mais claro.


Por que o dente fica escuro então?

As moléculas da dentina vão se agrupando em tamanhos maiores com o passar dos anos, por isso que a medida que o tempo passa e a gente envelhece o dente parece mais escuro.

O que o Clareamento faz é reverter esse processo, dando a sensação de dentes mais claros e um aspecto mais jovem.


Quais os tipos de Clareamento?


São basicamente dois tipos:


  • Clareamento a laser, feito no consultório, onde é aplicado um produto clareador mais forte no dente e esse produto é ativado com a presença de luz.


Clareamento A Laser Fotoativado

  • Clareamento com Moldeira, onde é feito um molde prévio dos dentes do paciente e o paciente usa o produto em casa com a supervisão do dentista, mas em concentração mais fraca do que usado em consultório.


Clareamento de Consultório com Moldeira

Por que precisa de um dentista então para supervisionar o Clareamento?


Para definir a indicação correta do tipo de produto e tipo de gel clareador que você vai usar. Usando o produto errado você pode se machucar ou até estragar o dente.

A função do dentista é também diagnosticar alguma alteração que você tem no dente que pode piorar ou se prejudicar com o procedimento de Clareamento.

Todo processo de Clareamento Dentário tem um ponto onde a cor não clareia mais, que se chama ponto de saturação. A partir desse momento o Clareamento começa a fazer mal e pode danificar os dentes. A função do dentista é então te acompanhar e te orientar para que o clareamento fique dentro do tempo esperado, sem danificar os dentes.


Quais as indicações corretas para o Clareamento Dental?


Todas as pessoas saudáveis que querem melhorar a cor do dente podem fazer Clareamento.


As únicas contra indicações são crianças e gestantes. Vale a pena lembrar que o gel clareador não faz diferença em restaurações de resina ou porcelana, e os dentes tratados de canal precisam de uma técnica própria para mudar de cor.

Pacientes que fazem muito uso de cafe ou fumantes pesados tem que ser avaliados com cautela, poque podem perder o clareamento muito rápido.


Mas e quem tem coroas ou restaurações, como fazer o clareamento?

Após o término do clareamento é necessário fazer uma avaliação e trocar as restaurações ou as porcelanas que derem diferença de de cor.


Qual a melhor técnica, clareamento a laser ou com moldeira?

As dias técnicas, tanto o clareamento caseiro com moldeira ou o clareamento a laser no consultório vão chegar na mesma cor, o que muda é o tempo do tratamento, podendo inclusive misturar as duas técnicas.

O clareamento de consultório é mais rápido porque o produto é mais forte. O clareamento caseiro dá menos sensibilidade porque o produto é mais fraco e a ação é mais lenta, e costuma ter um resultado mais estável, mas no final o resultado é o mesmo.


Quem faz clareamento tem que evitar certos tipos de alimento?

Durante o tratamento, alguns tipos de alimento como café, beterraba e outros alimentos ácidos e ricos em corantes deve ser evitado. É a melhor época para parar com hábitos ruins também, como por exemplo o cigarro.


Clareamento dá sensibilidade?

Durante o tratamento, pode haver uma alteração de sensibilidade para o frio, mas isso melhora depois do término do tratamento. Hoje a maioria dos géis clareadores tem produtos que minimizam a sensibilidade, e podemos também usar pasta dental para sensibilidade durante o tratamento para melhorar o conforto do paciente.


Quanto tempo dura o Clareamento?

Com o passar dos anos a cor do dente pode voltar a escurecer. Hábitos alimentares, por exemplo, quem toma muito café e vinho, pode escurecer os dentes mais rápido. O ideal é repetir o clareamento a cada dois anos ou sempre que a cor causar desconforto.


 

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page