Guia Completo sobre a Lente de Contato Dental e a Faceta de Porcelana
top of page

Guia Completo sobre a Lente de Contato Dental e a Faceta de Porcelana

O que é a Lente de Contato Dental?

A Lente de Contato para os dentes são finas laminas de Porcelana Odontológica, desenvolvida para o tratamento estético dos dentes. As Lentes de Porcelana são ultra fina e resistentes para resistir aos impactos da mastigação. As indicações mais comuns são ligeiras modificações em tamanho, formato e cor dos dentes.


Lente de Contato Dental


Existem variações e tipos de lente de contato dental? Qual a diferença entre as lentes de contato para os dentes e facetas de porcelana ou laminados cerâmicos?

Existem diferenças entre elas. A Lente de Contato Dental é a variação ultra fina da faceta de porcelana. Facetas de Porcelana e Laminados Cerâmicos são a mesma coisa. Outra grande diferença entre as Lentes de Contato Dental e as Facetas de Porcelana é a quantidade de desgaste ou de preparo dos dentes. As Lentes de Contato Dental exigem pouco, ou em alguns casos, até nenhum desgaste dental. As Facetas de Porcelana , por serem mais espessas, precisam de um desgaste maior dos dentes. Uma variação das Lentes de Contato Dental é o fragmento cerâmico, onde uma Lente de Contato Dental parcial recobre apas a parte do dente que precisa ser modificada.


Lente de Contato Dental


Quais os problemas que podem ser corrigidos com a Lente de Contato Dental?

Desarmonias suaves no formato, tamanho e cor dos dentes. O tipo de mudança no dente é que determina a necessidade de desgaste do dente, e consequentemente o tipo de trabalho: Lente de Contato Dental ou Faceta de Porcelana. Mudanças suaves na cor, tamanho e formato, onde se gasta pouco ou nenhum preparo, indica-se a Lente de Contato Dental. Mudanças mais severas de cor, tamanho e formato do dente exigem preparo e desgaste dental, sendo então indicação para Faceta de Porcelana Dental.


Lente de Contato Dental


As principais indicações para a Lente de Contato Dental são:

Fechamento de espaços e diastemas;

Aumento ou modificação no formato do dente;

Aumento de volume do dente;

Aumento do comprimento do dente;

Correção da borda dos dentes ( bordas incisais)

Alterações suaves de cor.


As Principais indicações para a Faceta de Porcelana são:

Dentes com grandes restaurações de resina ou outro material restaurador;

Dentes tratados de canal;

Alterações suaves da inclinação dos dentes;

Grandes diferenças de cor do dente;

Alterações bruscas no formato do dente, por exemplo canino conóide;

Transformações marcantes e conjuntas em todos os dentes;

Recuperação de dentes desgastados por bruxismo.


Qual o tratamento estético que os famosos e artistas estão fazendo?

O tratamento estético que vemos na boca dos artistas comumente são as Lentes de Contato Dental. Temos que lembrar bem a indicação: Pessoas com dentes bons que querem fazer a alteração estética do sorriso tem a indicação para Lente de Contato Dental. Dentes com grandes alterações de cor ou grandes restaurações de resina por exemplo tem a indicação de facetas de porcelana. O planejamento correto do seu plano de tratamento é a chave do sucesso para devolver a harmonia e beleza do seu sorriso.


Lente de Contato Dental


O Bruxismo afeta a indicação do tratamento em Lente de Contato Dental ou Faceta de Porcelana? O que é o Bruxismo?

O bruxismo é um forte ranger ou apertar dos dentes, considerado um hábito ruim, muito comum em pessoas com sinais de estresse, ansiedade ou concentração.

Pacientes que tem bruxismo moderado e severo tem indicação para Facetas de Porcelana. O excesso de força em cima das lentes de contato supera a capacidade mecânica que elas podem aguentar. Para aumentar a resistência, um preparo biomecânico do dente e uma espessura aumentada de porcelana é necessária, sendo então indicado as Facetas de Porcelana.

O uso de uma placa de bruxismo ( uma placa de acrílico ou acetato que protege os dentes durante a noite ) também pode ser indicado.


Quanto tempo dura uma Lente de Contato Dental em Porcelana?

Na literatura há acompanhamentos que mostram que em pacientes com Lentes de Contato Dental há 10 anos, apenas 4% dos pacientes apresentaram problemas. Em média, a duração varia entre 10 a 20 anos, mas esse tempo é muito peculiar, variando de pessoa para pessoa e leva em conta tipo de alimentação, presença ou não de hábitos ruins ( bruxismo por exemplo) e a questão do cuidado pessoal e manutenção.



As Porcelanas mudam de cor com o passar do tempo ou escurecem?

As Porcelanas não mudam de cor com o passar do tempo. Um ponto a ser considerado , durante o planejamento do tratamento, é levar em conta a cor do substrato do dente ( fundo do dente sobre a qual as lentes de contato dental de porcelana seram cimentadas), para garantir a estabilidade de cor e o sorriso da forma mais harmoniosa. Os dentes naturais podem escurecer com o passar dos anos e com o uso de corantes, por exemplo café. Essa situação onde os dentes escuros atrapalham a harmonia do sorriso pode ser resolvido com o uso do Clareamento Dental.



O que posso comer com as Lentes de Contato Dental? Posso comer qualquer coisa com elas?

Após cimentadas as Lentes de Contato Dental e as Facetas de Porcelana, a adesão da prótese no dente é similar ao dente natural. Com cuidado, não há restrição alimentar. lembramos que quanto maior o cuidado, maior será a duração do trabalho.


É preciso desgastar os dentes para fazer as Lentes de Contato Dental?

Depende do caso. Na maioria dos casos , sim. O preparo biomecânico do dente é necessário para que a Lente de Contato Dental e a Faceta de Porcelana tenha a espessura que garanta sua integridade ( para não quebrar) e que não deixe o dente com mais volume que necessário. O preparo também ajuda a manter o periodonto ( gengiva) saudável, já que um excesso de volume próximo a gengiva pode causar irritação e ou sangramento constante.


Lente de Contato Dental


Pode haver sensibilidade dental após a colagem e cimentação das Lentes de Contato Dental?

Uma sensibilidade transitória e passageira é normal nos primeiros dias, e retorna ao normal com poucos dias após a cimentação das Lentes de Contato Dental.


Quais as etapas ou o passo-a-passo do Tratamento com as Lentes de Contato Dental?

A primeira etapa e mais importante é a avaliação e o planejamento. Nessa etapa vamos avaliar cada caso individualmente, para entender as expectativas e limitações do tratamento. Podemos realizar algumas fotos, SDS (sorriso digital) e programar o test drive ou mockup em caso de duvida. Exames complementares como radiografias podem ser necessárias.

Após definido o plano de tratamento, começa a execução do trabalho. Após a definição do tratamento como porcelana ( Lentes de Contato Dental, Facetas de Porcelana ou Coroas de Porcelana Pura), marcamos um dia para a execução do tratamento. Nesse dia (SPA odontológico) vamos executar o serviço todo no mesmo dia, de acordo com o planejamento.

É feito o preparo dos dentes, escaneamento e fresagem, prova e instalação das coroas, graças a tecnologia CAD CAM.

Lente de Contato Dental


Existe alguma técnica para ver uma prévia do resultado antes do tratamento?

Sim. Utilizamos o Sorriso Digital, SDS, que é uma simulação no computador, através de montagem fotográfica, de como os dentes podem ficar, dando uma previa de tamanho, cor e formato.

Em caso de Duvida, podemos fazer o mockup ou test-drive do sorriso, onde fazemos uma simulação dos dentes em boca, utilizando a resina bisacrilica. Nessa técnica é possível ver uma previa dos dentes em boca antes da execução do tratamento.


Como funciona a técnica em que as Lentes de Contato Dental ficam prontas no mesmo dia?

Com o Sistema CAD CAM, dispensamos a etapa laboratorial de moldagem, ou seja, nosso sitema de trabalho escaneia os dentes em boca e a maquina fresa ( corta ) as lentes de contato dental na mesma hora. Descubra mais clicando aqui.


Lente de Contato Dental



Quanto custa o Tratamento com as Lentes de Contato Dental? Quanto custa a Lente de Contato Dental?

O tratamento varia de acordo com a complexidade de cada caso. Casos mais complexos normalmente envolvem mais etapas. Devido a agilidade da nossa dinâmica de trabalho, conseguimos ofertar preços acessíveis e facilitamos a forma de pagamento.














Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page