O que é Bruxismo? Lente de Contato Dental e Implante Dental em Belo Horizonte
top of page

O que é Bruxismo?

Ranger os dentes

O bruxismo é uma atividade do sistema mastigatório que consiste em ranger os dentes através de contrações musculares que são mais comuns durante o sono. Essa é uma doença que afeta cerca de 40% da população mundial e pode piorar as desordens temporomandibulares. As causas do bruxismo mais possíveis envolvem o psicológico e o sistema nervoso.

Apertamento dos dentes

Como o estado emocional pode interferir na saúde bucal?

A ansiedade e a fobia social são distúrbios que afetam uma a cada seis pessoas nos dias de hoje. Especialistas alertam para a ligação com compulsividades que incluem roer unhas (afeta o sistema digestivo) e ranger e apertar os dentes, bruxismo, que alteram o sistema mastigatório.

Durante o bruxismo diurno, ou bruxismo de vigília, é muito comum o apertamento dos dentes em estado de ansiedade, estresse ou concentração.

Como saber se estou com bruxismo?

Por se tratar de um hábito inconsciente, muitas pessoas nem sabem que tem bruxismo. Muitas vezes quem percebe é outra pessoa que ouve o barulho durante o sono. Se você costuma acordar com dor na mandíbula e dores de cabeça, muito provavelmente está rangendo os dentes durante a noite. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos e soltos é até ocasionar fraturas, além de piorar algum possível problemas nas articulações (ATM).

Durante o dia, em estado de concentração ou estresse, observe se você está apertando os dentes.

Como tratar o bruxismo?

O tratamento para esse fenômeno parafuncional ainda é discutível, mas uma certeza há, cabe ao cirurgião dentista intervir para que danos mais severos não ocorram. O uso de placas articulares rígidas, de acetato ou acrílico, ajudam a proteger os dentes de desgastes e aliviam a atividade muscular causada pela tensão. O indicado é uma terapia conjugada entre dentista e psicólogo, e o desenvolvimento de atividades físicas e acompanhamento fisioterápico.

uso de placa rígida para proteger os dentes

O que é ATM e DTM?

ATM É a articulação temporomandibular que liga o maxilar ao crânio e é responsável por mover a mandíbula. Já a DTM é a disfunção da articulação temporomandibular. Porém o termo DTM não pode ser responsável por todo e qualquer problema envolvendo a ATM, ou seja: disco, ligamentos, tendões, músculos, nervos, artérias, veias, entre outras, mas consideramos que a ATM tem conexão com ouvido, pescoço, nuca, coluna e com isso, todo o resto do corpo efetivamente. Portanto, qualquer definição é genérica, qualquer sintoma deve ser levado para um profissional qualificado que somente ele dará o diagnóstico.

Articulação Temporomandibular

O que é dor orofacial?

Dor de cabeça, na face, no pescoço, na boca, dor orofacial. As causas tem origem no sistema nervoso e relacionada a fatores psicológicos ou doenças graves como câncer. Porém, as dores de origem dentária continuam sendo as mais comuns e que levam a DTM. Somente exames clínicos minuciosos darão um diagnóstico. A dor orofacial tem caráter multidisciplinar que pode envolver a odontologia, a otorrinolaringologia, a neurologia, a psiquiatria, a psicologia, oftalmologia, fonoaudiologia, fisioterapia, ente outros.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page